Mergulhar fundo pela vida do Oceano

© Manuel Lino

junho, 2021

Mergulhar fundo pela vida do Oceano

“Temos uma oportunidade única – e a responsabilidade – de corrigir a nossa relação com o mundo natural, incluindo os mares e oceanos do mundo”, escreve António Guterres na página oficial do Dia Mundial dos Oceanos.

Este ano, o tema da iniciativa instituída pela ONU em 2008 é “O Oceano: Vida e Meios de Subsistência”. A escolha sublinha a importância deste suporte de vida do planeta na sobrevivência económica e a cultura das comunidades em todo o mundo, ao mesmo tempo que se procura despertar a consciência global para os benefícios que a humanidade pode extrair do fundo do mar, ao gerir os seus recursos de modo sustentável. Mais de 3 bilhões de pessoas dependem do oceano para sobreviver, a grande maioria em países em desenvolvimento.

Portugal, nação eminentemente marítima (97% do seu território é mar), soube desde o século XV explorar o Oceano enquanto forte componente da expansão económica e tem tido um papel bastante ativo na sua conservação. Na sua Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, aprovada em maio, estabelece dez objetivos prioritários para dar resposta aos desafios da década, tais como as alterações climáticas, a sobre-exploração dos recursos naturais do planeta e o declínio da sua biodiversidade, a fome e a sede, a saúde humana e dos ecossistemas e a perda de bens e saberes ligados ao património cultural.

Durante todo o mês de junho, esta efeméride é comemorada com ações de limpeza de praias lideradas por várias organizações nacionais. Na Edit Set Go, também mergulhamos fundo no flagelo da poluição marinha. Exemplo disso foi, em setembro passado, a reportagem da Feed sobre a limpeza subaquática promovida em todo o país pela Fundação Oceano Azul, em parceria com a plataforma Quando +1 é =-1, que permitiu recolher 29 toneladas de lixo ao longo de 187 km de costa portuguesa. A bordo do Santa Maria Manuela, em Sesimbra, acompanhámos 11 equipas de mergulho na missão de retirar do Oceano o que não lhe pertence.

Durante todo o mês de junho, esta efeméride é comemorada com ações de limpeza de praias lideradas por várias organizações nacionais. Na Edit Set Go, também mergulhamos fundo no flagelo da poluição marinha.

Outros artigos

Edit.Set.Go! – Content makers

Edit.Set.Go! – Content makers
Somos uma boutique criativa que transforma boas ideias em estórias com impacto.

Criamos conteúdo de texto, imagem e vídeo para suportes impressos, digitais e multimédia. Trabalhamos de forma integrada e em todas as etapas da vida do produto, da definição do conceito à edição.

Revistas, Livros, Booklets, Catálogos, Websites, Newsletters, E-books, Vídeos Corporativos, Reportagens, Cobertura de eventos, Fotografia, Redes sociais.

Surgimos em 2008 para publicar, logo nesse ano, a Magnética Magazine, a primeira revista digital em língua portuguesa. Durante dez anos, o nosso diamante foi um verdadeiro marco no panorama editorial e, ao mesmo tempo que deu elevada expressão a inúmeros projetos e marcas em áreas tão diversas como música, moda, design ou lifestyle, inspirou profundamente a trajetória da Edit.Set.Go! até aos dias de hoje.

Mais tarde, abrimo-nos ao mercado e transportámos a paixão pelo storytelling para uma série de outros formatos, mas continuámos a encarar cada peça de comunicação com a mesma preocupação: a de a tornar única.

Hoje estamos offline, online e na fronteira que liga possibilidades infinitas a conceitos diferenciadores.

labdesign

Edit.Set.Go!