Mais Vitamina Effe para as Artes Visuais

“Look Up” foi desenhado no Posto de Transformação nº4 da EDP, em Alcântara. O mural convida a olhar para cima e ver a ponte 25 de Abril de um ponto de vista diferente.

março, 2022

Mais Vitamina Effe para as Artes Visuais

ON SET – Os traços fortes e a cor são um atributo caraterístico do teu trabalho, de que emana sobretudo energia. Qual é a tua vitamina criativa?
EFFE – Sempre gostei muito de observar o que está à minha volta, estar atento a situações do dia-a-dia. É impressionante o que podemos aprender a observar pessoas e as suas ações com o ambiente que nos rodeia. Também considero muito importante conhecer outros criativos, trocar ideias e não ter receio de explorar diferentes técnicas e materiais. Tudo isso contribui para a minha criatividade.

ON SET – A rua já é o teu ambiente nativo. O que é que a participação no POSTER trouxe ao teu percurso?
EFFE – Participar no POSTER foi muito importante porque me permitiu partilhar a minha arte num formato que não tenho explorado muitas vezes, o poster. Foi bom perceber que, no meio de muitas submissões, o meu trabalho se destacou, e isso foi importante para mim e para o meu percurso.

Capa do Público de 19 de janeiro de 2021, a primeira capa de um jornal ilustrada por Effe.

ON SET – Já conhecias o projeto? O que te motivou a concorrer à OPEN CALL?
EFFE – Já conhecia e acompanhava as exposições do POSTER. A possibilidade de me juntar a artistas que são referências para mim, juntamente com a oportunidade de expor o meu trabalho lado a lado com essas pessoas motivou-me para concorrer à OPEN CALL.

ON SET – “Stay hydrated, drink happiness” é para ti um lema de vida?
EFFE – Sem dúvida. Uma lembrança de que é importante rodearmo-nos de pessoas e momentos positivos na nossa vida.

ON SET – Já agora @EFFE.news porquê? A semelhança com a agência noticiosa é só coincidência? Quem faz scroll no teu mural de notícias, metaforicamente falando, o que é que pode encontrar?
EFFE – “Effe” vem da primeira letra do meu nome, a letra “F”, o que torna a semelhança com a agência noticiosa apenas uma coincidência. O “News” surge ligado à ideia de querer criar e partilhar conteúdo novo e relevante. No meu mural de notícias (@effe.news no Instagram e no site www.effe.news) podem encontrar o meu percurso e evolução artística, enquanto exploro diferentes ideias, materiais e suportes.

Ilustração tatuada em pele falsa. Effe é também tatuador aprendiz na Alternative Tattoo Society.

ON SET – O teu trabalho é mesmo muito multifacetado e multimédia, e agora toca também a tattoo art. Que temas e suportes é que mais gozo te tem dado explorar?
EFFE – É verdade, novos suportes e materiais permitem-me continuar a descobrir novas formas de partilhar a minha arte. O spray e as paredes têm sido muito interessantes de explorar desde o início, em cada pintura que faço na rua procuro tirar o melhor partido da parede e criar algo que se enquadre no local.Recentemente comecei esta caminhada no mundo da tattoo, onde tenho conhecido pessoas incríveis, com as quais tenho evoluído muito. Tattoo e street art são sem dúvida as áreas que me dão mais gozo explorar.

ON SET – Um dos teus projetos recentes é o Coletivo 404. O que tens aprendido com este processo de tentativa-erro? Qual é importância do erro na tua vida e na tua obra?
EFFE – O projeto do Coletivo 404, que criei juntamente com a artista Isabel Murteira, tem como ideia base o processo de tentativa-erro, o que nos deu muita liberdade para criar. O objetivo foi aproveitar ao máximo o processo de criação, sendo que o resultado final das obras era secundário. Confiar no processo é importante e isso levou-nos a decisões muito interessantes enquanto criámos. Ao explorar diferentes suportes, temas e materiais, o erro está muito presente no meu trabalho, sinto-me confortável nesse processo e a sensação ao conseguir concretizar uma ideia é muito gratificante.

“A possibilidade de me juntar a artistas que são referências para mim, juntamente com a oportunidade de expor o meu trabalho lado a lado com essas pessoas motivou-me para concorrer à OPEN CALL.”

Outros artigos

Edit.Set.Go! – Content makers

Edit.Set.Go! – Content makers
Somos uma boutique criativa que transforma boas ideias em estórias com impacto.

Criamos conteúdo de texto, imagem e vídeo para suportes impressos, digitais e multimédia. Trabalhamos de forma integrada e em todas as etapas da vida do produto, da definição do conceito à edição.

Revistas, Livros, Booklets, Catálogos, Websites, Newsletters, E-books, Vídeos Corporativos, Reportagens, Cobertura de eventos, Fotografia, Redes sociais.

Surgimos em 2008 para publicar, logo nesse ano, a Magnética Magazine, a primeira revista digital em língua portuguesa. Durante dez anos, o nosso diamante foi um verdadeiro marco no panorama editorial e, ao mesmo tempo que deu elevada expressão a inúmeros projetos e marcas em áreas tão diversas como música, moda, design ou lifestyle, inspirou profundamente a trajetória da Edit.Set.Go! até aos dias de hoje.

Mais tarde, abrimo-nos ao mercado e transportámos a paixão pelo storytelling para uma série de outros formatos, mas continuámos a encarar cada peça de comunicação com a mesma preocupação: a de a tornar única.

Hoje estamos offline, online e na fronteira que liga possibilidades infinitas a conceitos diferenciadores.

labdesign

Edit.Set.Go!