Edit.Set.Go! - Cortiça Sofalca

A cortiça que ninguém queria e está a conquistar o Mundo

A cortiça que ninguém queria e está a conquistar o Mundo

Reza o ditado que “O eucalipto é para mim. O pinheiro para os meus filhos. O sobreiro para os meus netos.” Isso diz muito da paixão de um homem pela família e, claro, pela cortiça. Foi precisamente pelo avô Ernesto que começámos a conversa com Paulo Estrada na visita à fábrica da Sofalca, no concelho de Abrantes. Uma reportagem FEED.

Foi fundada em 1966 e dedica-se sobretudo à produção do aglomerado negro de cortiça para isolamento térmico e acústico. Chama-se assim porque tem como matéria-prima a falca do sobreiro, proveniente dos seus ramos, e que, considerada menos nobre, não viu reconhecida pela indústria do setor a sua enorme utilidade durante décadas.

O processo produtivo da empresa surpreende também por ser 95% autossuficiente energeticamente e 100% natural, em virtude da utilização da biomassa produzida a partir dos desperdícios da produção como substituta da nafta.

Findo o percurso, espreitámos o showroom, onde ficámos a conhecer parte da coleção das duas marcas da Sofalca: a Blackcork (mobiliário) e a Gencork (paredes hi-tech). Criadas em 2014 e 2015, respetivamente, são o resultado de uma incursão no mundo do design e estão a conquistar a Europa, o Japão e a China.

O artigo integra a rubrica Delightful da edição “Deep”.

Reza o ditado que “O eucalipto é para mim. O pinheiro para os meus filhos. O sobreiro para os meus netos.”

 

Saiba mais em:
feed.jeronimomartins.com
Edit.Set.Go! - Cortiça Sofalca
Edit.Set.Go! - Cortiça Sofalca

Outros artigos

Edit.Set.Go! – Content makers

Edit.Set.Go! – Content makers
Somos uma boutique criativa que transforma boas ideias em estórias com impacto.

Criamos conteúdo de texto, imagem e vídeo para suportes impressos, digitais e multimédia. Trabalhamos de forma integrada e em todas as etapas da vida do produto, da definição do conceito à edição.

Revistas, Livros, Booklets, Catálogos, Websites, Newsletters, E-books, Vídeos Corporativos, Reportagens, Cobertura de eventos, Fotografia, Redes sociais.

Surgimos em 2008 para publicar, logo nesse ano, a Magnética Magazine, a primeira revista digital em língua portuguesa. Durante dez anos, o nosso diamante foi um verdadeiro marco no panorama editorial e, ao mesmo tempo que deu elevada expressão a inúmeros projetos e marcas em áreas tão diversas como música, moda, design ou lifestyle, inspirou profundamente a trajetória da Edit.Set.Go! até aos dias de hoje.

Mais tarde, abrimo-nos ao mercado e transportámos a paixão pelo storytelling para uma série de outros formatos, mas continuámos a encarar cada peça de comunicação com a mesma preocupação: a de a tornar única.

Hoje estamos offline, online e na fronteira que liga possibilidades infinitas a conceitos diferenciadores.

labdesign

Edit.Set.Go!