31 Mar Los Pepes Studio: Gangsters of Love
Campo de basquete Funtástico, Ameixoeira. 2021. Hoopers, em parceira com CML, Gau e Freguesia de Santa Clara
março, 2022
Los Pepes Studio: Gangsters of Love
Não sabemos quem nasceu primeiro, se o casal Meggie e Francisco, ou a dupla de artistas visuais que, em 2015, criou o Los Pepes Studio. Vivem a desenhar “um por cima do outro”, numa constante “discussão gráfica”, travada numa linguagem simbólica e alegórica influenciada pela pop art e a arte bruta.
“Gangsters of Love”, roubaram o nome ao grupo paramilitar colombiano dos anos oitenta Los Pepes (Perseguidos por Pablo Escobar) e encontraram num vasto corpo de trabalho – que atravessa da pintura mural à linografia – o seu cartel criativo. Convidados a participar no POSTER em 2021, foi com uma declaração de amor em formato poster que arrebataram as paredes de Marvila.
ON SET – Como é que acolheram o convite para participar no POSTER?
LOS PEPES STUDIO – Recebemos o convite com surpresa. Temos acompanhado todas as edições do POSTER e somos fãs do trabalho de muitos dos artistas que têm vindo a participar nesta galeria pública a céu aberto, ter a oportunidade de partilhar este lugar com eles foi uma oportunidade espetacular!
ON SET – O ambiente nativo do Los Pepes é a rua, mas já tinham trabalho este formato?
LOS PEPES STUDIO – O poster como expressão artística é um formato que gostamos de explorar. A maneira como é apresentada no POSTER nunca tínhamos utilizado, mas ficámos muito contentes com o resultado, principalmente com a exposição como um todo.
Lisboa Imaginada, Lisboa. 2019
ON SET – Que feedback têm tido desta participação?
LOS PEPES STUDIO – No geral achamos que as pessoas gostaram. Dentro do nosso círculo de amigos e família este foi um projeto a que acharam muita piada por ter um cariz mais pessoal.
ON SET – O vosso poster tem um cunho muito intimista, na medida em que é uma declaração de amor… O que é que motivou esta escolha?
LOS PEPES STUDIO – Trabalhamos juntos, mas também somos namorados e nem sempre temos oportunidade de explorar esse lado da nossa relação no nosso trabalho. Vimos esta oportunidade e quisemos aproveitá-la. O nosso processo de trabalho é muito pessoal, encaramos o nosso método como uma discussão gráfica, onde um desenha por cima do outro e vice-versa até chegarmos a um resultado que agrade aos dois. Neste caso, como estávamos a desenhar sobre nós próprios, foi um projeto muito giro de desenvolver por explorarmos a visão de cada um sobre o outro.
ON SET – Formaram-se como equipa em 2015. Como começou esta dupla?
LOS PEPES STUDIO – Quando acabámos as nossas licenciaturas, fomos os dois viver para o Porto e por acaso calhámos na mesma turma de Mestrado. Foi nesta altura que nos conhecemos e começámos a passar muito tempo juntos, parte desse tempo era em atelier, onde cada um desenvolvia os seus próprios projetos. Aos poucos começámos a intervir nos projetos um do outro e, com o tempo e sem grandes planos, começámos a pintar juntos, por diversão. Quando demos por nós, já estávamos a trabalhar em equipa sem nos apercebermos.
Nest, Lisboa. 2021
ON SET – O que faz de vocês “Gangsters of Love” (como se dão a conhecer)?
LOS PEPES STUDIO – Quando criámos os nossos perfis nas redes sociais, não sabíamos ainda onde nos queríamos posicionar, ainda estávamos a explorar as diversas possibilidades das artes visuais e o nosso trabalho ainda não estava centralizado numa prática específica. Quando nos tentávamos definir, não sabíamos bem qual o termo que deveríamos utilizar. Assim pegámos no nosso nome (que é influenciado por um grupo de vigilantes) e no facto de sermos namorados, e definimo-nos como gangsters of love.
ON SET – Já têm exposto noutros países. Continuam a receber solicitações? Há alguma cidade em particular onde gostassem de levar a vossa energia?
LOS PEPES STUDIO – Gostamos muito de viajar e trabalhar. Já tivemos bons desafios fora de Portugal e fizemos bons amigos. Infelizmente, com a pandemia, estas ‘viagens internacionais de trabalho’ tornaram-se mais escassas. Esperemos que voltem em breve e em força! Gostávamos de levar a nossa energia a todos os cantos do mundo, mas, por razões pessoais, gostávamos de pintar em Łódź, Polónia: foi a cidade onde fizemos Erasmus e tem montes de murais espetaculares.
ON SET – Que lugar querem ocupar e que marca gostavam de deixar no mundo das artes visuais?
LOS PEPES STUDIO – Esta é uma pergunta difícil! Achamos que ainda temos que pintar mais uns anos até percebermos qual é o lugar que queremos ocupar no mundo das artes visuais. Sabemos com toda a certeza que o que gostamos mesmo é de arte urbana e dos desafios que ela nos proporciona. A nossa marca esperamos deixá-la nas ruas e nas pessoas que as habitam.
ON SET – Que projetos têm agora em mãos?
LOS PEPES STUDIO – Os nossos projetos estão sempre relacionados com a arte urbana, e é nesse campo que estamos a desenvolver trabalho neste momento. Falando de projetos mais pessoais, estamos com muita vontade de voltar a fazer exposições no nosso atelier, queremos que o nosso espaço volte a ser um espaço de encontro e de partilha.
“Quando nos tentávamos definir, não sabíamos bem qual o termo que deveríamos utilizar. Assim pegámos no nosso nome (que é influenciado por um grupo de vigilantes) e no facto de sermos namorados, e definimo-nos como gangsters of love.“
Outros artigos
Edit.Set.Go! – Content makers
Edit.Set.Go! – Content makers
Somos uma boutique criativa que transforma boas ideias em estórias com impacto.
Criamos conteúdo de texto, imagem e vídeo para suportes impressos, digitais e multimédia. Trabalhamos de forma integrada e em todas as etapas da vida do produto, da definição do conceito à edição.
Revistas, Livros, Booklets, Catálogos, Websites, Newsletters, E-books, Vídeos Corporativos, Reportagens, Cobertura de eventos, Fotografia, Redes sociais.
Surgimos em 2008 para publicar, logo nesse ano, a Magnética Magazine, a primeira revista digital em língua portuguesa. Durante dez anos, o nosso diamante foi um verdadeiro marco no panorama editorial e, ao mesmo tempo que deu elevada expressão a inúmeros projetos e marcas em áreas tão diversas como música, moda, design ou lifestyle, inspirou profundamente a trajetória da Edit.Set.Go! até aos dias de hoje.
Mais tarde, abrimo-nos ao mercado e transportámos a paixão pelo storytelling para uma série de outros formatos, mas continuámos a encarar cada peça de comunicação com a mesma preocupação: a de a tornar única.
Hoje estamos offline, online e na fronteira que liga possibilidades infinitas a conceitos diferenciadores.